Simpósio de Neurociência - Última parte ("EPILEPSIA - POR QUE ESSES PACIENTES MORREM PRECOCEMENTE?")


[Primeiramente, gostaria de dizer que eu adoro pesquisas aplicadas ao dia-a-dia das pessoas! É o caso dessa pesquisa aqui! Mesmo que você não seja portador de epilepsia, vale a dica! (Falei politicamente correto? Nunca sei qual é a expressão da vez! Acho que é por conta da minha desatenção - declarei isso no post anterior! hehe) Afinal, mal não vai fazer, ao contrário, qualidade de vida sempre!]

Bom, vamos lá para a última palestra do Simpósio de Neurociência, que foi tão rico, e rendeu um monte de post.

O nome da apresentação do pesquisador Fulvio Scorza era “Epilepsia (morte precoce)”. Sinceramente, esse tema não me despertou nenhum interesse no início. No entanto, quando vi a figura do professor e a forma como ele foi apresentado, fui me interessando pelo tema.

A pesquisa dele investiga formas de se evitar a morte súbita em portadores de epilepsia. Para mim, tudo foi novidade, já que nunca havia estudado esse tema antes, nem epilepsia e nem morte súbita! [Só um colchete, “morte súbita” também é o nome que se dá para o último tempo no futebol, quando o jogo está empatado e ganha aquele time que fizer o gol primeiro. Está certo isso?]

O palestrante mostrou um vídeo de um paciente que estava sendo acompanhado. No vídeo em questão, o paciente está tendo uma convulsão tônico-clônica fortíssima. É impressionante! [Sim, sou fraquinha pra essas coisas!] E depois ficamos sabendo que ele morreu no mesmo dia. Chocante, triste, angustiante... :(

São considerados fatores de risco: crises noturnas, início precoce da epilepsia (infância), longa duração da epilepsia, abuso de álcool, temperaturas frias (inverno), sexo masculino tem uma incidência de 2 para 1 em relação ao sexo feminino, tem relação com fase cheia da lua por conta do magnetismo e produção de melatonina (olha ela aí de novo). A época de maior incidência de morte súbita é entre dezembro e janeiro pela manhã (entre 7h e 10h). Existe uma associação com a parte cardiorrespiratória. Notaram que a morte ocorre durante ou imediatamente após uma crise e que o coração fica inflamado.

Foi constatado que a cirurgia diminui frequência de crise. E, o surpreendente, faz parte do tratamento comer peixe! Oi? Sim, peixe! Quer dizer, alguns peixes! [Para os veganos, as castanhas também são ricas em Ômega 3.] A ingestão de Ômega 3 é indicado na prevenção de morte súbita em pessoas com epilepsia. [É isso que gosto nesse tipo de pesquisa, a aplicabilidade na vida, no dia-a-dia, como já disse lá em cima!]

Fiquei tão surpresa com a indicação que perdi um pouco quais eram as funções do Ômega 3 [apesar de ser tão falado, eu realmente não me lembrava, só sabia que fazia bem pra saúde]. Anotei que tem ação anti-inflamatória. Fui pesquisar na internet e li que diminui o LDL (colesterol “ruim) e o peixe tem menos gordura saturada. Os peixes com mais Ômega 3 são: Arenque, Sardinha, Salmão e Truta. E é bom ingerir de 2 a 3 porções por semana para ter o efeito benéfico. [Não sou nutricionista, mas me preocupo com alimentação, afinal, como dizem "Nós somos aquilo que comemos!" (Ou, pelo menos, a alimentação é uma parte de quem somos!)]

Enfim, saí do simpósio orgulhosa com o nível de pesquisa que tem sido feita aqui no Brasil! Fiquei até instigada a pesquisar alguma coisa e tals. Ainda não cheguei na minha pergunta para disparar esse tipo de pesquisa científica, mas uma coisa é certa, sei que quero ajudar o maior número de pessoas a terem qualidade de vida. Já é um começo! Alguma sugestão do que devo pesquisar?! :)

Fazendo referência a um texto escrito pelo Antonio Carlos Souza, o Tom (psiquiatra, psicodramista - como ele diz - baiano), foi bem interessante transcrever sobre a experiência, refletir sobre e poder compartilhar aqui. (http://psicodramateatroespontaneo.blogspot.com.br/2016/10/experimentar-e-refletir_10.html) Realmente ajuda muito a elaborar, reelaborar, pesquisar o que ficou pendente e o que despertou interesse!

Aguardem os próximos temas! [Agora começo a ter problemas para encontrar assuntos! Sugestões, por favor! Por favor!]

Comentários

Postagens mais visitadas