QUAL A DIFERENÇA ENTRE O PSICODRAMA E A CONSTELAÇÃO FAMILIAR?


Muitas pessoas perguntam qual é a diferença entre o psicodrama e a constelação familiar, pois acham muito parecidos.
Sim, são parecidos já que a constelação familiar derivou de alguns conceitos e técnicas do psicodrama. Para explicar isso em detalhes e profundidade eu precisaria escrever um livro, porém, como esse espaço é para textos curtos, tentarei dar uma geral a respeito das diferenças.
Como sou psicodramatista e não sou consteladora, pode ser que eu acabe falando alguma bobagem a respeito da constelação familiar, então, já me antecipo e peço desculpas caso isso aconteça.
Bem, uma das questões que levantaram para diferenciar os dois métodos é que a constelação buscaria repetições na ancestralidade e trabalharia a partir das emoções.
Bom, o psicodrama também busca repetições, mas o objetivo não é buscar na ancestralidade e, sim, na história da pessoa (mas às vezes acontece de aparecerem os ancestrais na história da pessoa). Não busca apenas a origem do conflito, mas também soluções possíveis, ou melhor, formas diferentes de lidar com as situações! E sempre permeado pelas emoções, ou seja, o que dizem a respeito do psicodrama lidar apenas com comportamentos e não lidar com as emoções é um equívoco. Sempre buscamos as emoções e os sentimentos em uma cena, assim como os comportamentos e, principalmente, as relações.
Na constelação, o constelado não participa ativamente do processo e os representantes agem a partir das próprias sensações. Estas e os movimentos são guiados pelo que chamam de “campo morfogenético”, um campo energético que promove uma comunicação inconsciente entre os participantes do grupo.
No psicodrama, o protagonista participa da cena, inclusive entrando e desempenhando todos os papéis. É ele quem vai trazendo elementos para a dramatização, interagindo com comportamentos, falas, lembranças, movimentos, comunicação verbal e não verbal. A linguagem corporal conta muito e é o diretor (condutor do trabalho) quem vai dando direção para a cena, ajudando o protagonista a encontrar seus conflitos, bloqueios e suas alternativas para lidar com as situações! Também existe um campo atuando, que chamamos de campo relacional e que é sustentado por uma “energia” chamada “coconsciente” e “coinconsciente”.
Para aprofundar mais, preciso estudar melhor a constelação familiar, mas acho que as informações já são suficientes! Caso tenham mais perguntas sobre as diferenças e semelhanças de um método com o outro, deixem aqui embaixo!

Comentários

Postagens mais visitadas