A IDEIA É TROCAR IDEIA: Vamos falar sobre sexo? Shhh, fala baixo!


Essa "Vivência Psicodramática" aconteceu no dia 25/11/2016 no Espaço Sagrada Beleza (https://www.facebook.com/sagradabeleza.espaco/), no Campo Belo, bairro da zona sul de São Paulo, em comemoração aos 7 anos deste espaço.

Vou contar um pouco sobre o processo de elaboração da atividade:

O Sagrada Beleza é um espaço de beleza diferenciado, já que a Mirian (dona do espaço) trabalha com visagismo (sintetizando, é um método de trabalho de hair stylist, no qual o/a profissional conversa bastante com seu cliente, traça mais ou menos o perfil de personalidade e qual a imagem que essa pessoa gostaria de passar. Está certo isso, Mirian?) e, além disso, existe o Espaço Sagrada Música, que acontece em alguns domingos do mês com o top músico Michel Leme, que também ministra aulas no local. Que eu me lembre, teve (ou tem) aulas de Yoga!

Enfim, a proposta do espaço me interessou por esses diferenciais: beleza, cultura, arte, saúde, conteúdo...

Na programação da comemoração de aniversário aconteceram vários tipos de atividades, desde leitura de tarô, apresentações musicais, dançaterapia, flash day tattoo etc.

Eu e a Mirian já havíamos conversado sobre fazer algo lá e, pensando, chegamos a esse tema sobre sexo! Notamos que muitas pessoas têm dificuldade de abordar o assunto e/ou têm questões em casa com seus respectivos e que, muitas vezes, até em conversa de bar, algumas pessoas ficam constrangidas quando ouvem a palavra "sexo" ou alguma relacionada. O nome da atividade foi ideia da Mirian e de sua colega (que não me lembro o nome agora)!

Mas, como vocês devem saber, sou psicodramatista, então não poderia fazer apenas um bate-papo, eu queria propor algo diferente, mas, como nem todo mundo conhece psicodrama, sugeriram "Vivência Psicodramática"! Acho importante mencionar isso, pois há tempos luto para utilizar nomes semelhantes ao clássico "Psicodrama" de maneira que as pessoas conheçam a proposta, compreendendo que é uma proposta diferente!

ELABORAÇÃO DA PROPOSTA

Como é um espaço de beleza, pensei que as pessoas não vão lá para fazer terapia (não disse psicoterapia), portanto, pensei em algo que as pessoas pudessem trabalhar tabus de forma divertida, lúdica (que é a proposta do psicodrama)! Já fui com a ideia na cabeça (uma que costumamos usar sempre para trabalhar sexualidade - ver abaixo)!

A PROPOSTA E COMO ACONTECEU...

Chegando lá, tinha a galera da Andoras (http://www.andoras.com.br/), um tipo de sex shop portátil. Eles não têm loja física, mas fazem bazares, vendem pela internet e tals. A Cibele, uma das donas, é educadora física e tem formação em sexualidade. Acho isso muito legal!

Enfim, percebi que era um dia voltado ao tema! Adorei essa ideia!

Eu pensei que não teria muita gente por ser numa sexta à noite, mas minha surpresa é que apareceram umas pessoas especialmente para a atividade. Foi um petit comité de primeira. O perfil: 6 mulheres esclarecidas sobre o tema "sexo". Lógico! Infelizmente, as pessoas que vêem o sexo como um tabu não iriam mesmo! O que, de uma certa maneira, "melava" minha proposta, já que, aparentemente eram pessoas bastante esclarecidas. Mas, toquei em frente!

Perguntei se elas já haviam passado por alguma situação constrangedora em relação ao tema que "não pode" ser falado! Cada uma contou alguma situação! Surgiu o tema dos gêneros e de como os meninos e as meninas são educados de formas diferentes!

Tivémos uma interrupção (providencial) da filha adolescente de uma das participantes perguntando se estávamos no papo e ressaltou o cuidado para não sermos sexistas!

Aproveitei a "deixa" e comecei com a proposta que eu havia levado!

Elas contornaram um corpo. Um seria o homem e o outro uma mulher. Pedi para desenharem pessoas nuas. A mulher saiu encorpada e o homem saiu meio "mirradinho", mas com o pênis com um tamanho um pouco acima da média do brasileiro, que é 14 cm em ereção. A surpresa: a mulher tinha clitóris! Geralmente, as pessoas não desenham o clitóris. Se você não sabe o que é, vai pesquisar, pois todos deveriam saber!

Conversamos um pouco sobre as diferenças anatômicas dos dois, levantamos vários nomes possíveis para os órgãos sexuais e demos nomes para os personagens: Diva Gina e Paulo.

Entreguei revistas, tesouras, colas, canetinhas e lápis coloridos. Pedi para o grupo preencher os dois!

Vejam o resultado abaixo:


Separei o grupo em dois, cada grupo representou a Diva Gina e o Paulo, apresentando-se para o grupo. Foram aparecendo características, como:

Paulo: bonito, malhado, gosta de esportes e de viajar, solteiro, ator pornô, bom ouvinte, gosta de cachorro.
Diva Gina: bonita, malhada, gosta de esportes e de viajar, tem um cara com quem ela sai, mas não é namorado. Ele tem dois filhos e ela uma filha. Ela é coach de relacionamento.

Depois de conversarmos com os dois, propus que os dois se conhecessem. O local foi escolhido pelo grupo a partir de uma imagem parecida em ambos: uma pousada na praia. Paulo toma a iniciativa e começam a conversar. Depois de um tempo de papo, ela o convida pra jantar. Os grupos se invertem! Não caminha mais do que um jantar, mas fica com uma conotação erótica.

(Estou sintetizando, viu, gente, porque a história foi bem mais longa!)

Ao final, sentamos para conversar sobre o que aconteceu! A maioria ficou surpresa com o conteúdo que saiu, especialmente a questão da "superficialidade", do preconceito camuflado, da alta exigência de como cada pessoa deve ser e das expectativas de cada gênero.

Pois é, o psicodrama promove esse tipo de revelação através da brincadeira e dos objetos intermediários! As pessoas têm o lado racional muito forte e não percebem que os conteúdos socioculturais estão mais impregnados do que parece ou do que queremos que esteja conservado.

Mas uma coisa é certa, todo mundo levou algum aprendizado e refletiu sobre como fazer diferente, espontaneo-criativamente!

Grata, Mirian, pelo espaço e pela oportunidade dessa vivência! Afinal, eu também participei e também levei reflexões e aprendizados pra mim!

Não vou postar a nossa foto porque pode ter alguém que não queira aparecer! Fiquem com a Diva Gina e o Paulo aí em cima!

#janeirobranco2017 #saudemental #quemcuidadamentecuidadavida #sexotambemesaudemental #sexualidade

Comentários

Postagens mais visitadas