Sobre o Simpósio de Neurociência - parte 2: “COMO O MEU CÉREBRO FAZ SEXO?”



Continuando o relato sobre o Simpósio de Neurociência. Eu posso dizer que só a palestra da Carmita Abdo já valeu o valor da inscrição! Primeiro que falar e ouvir sobre sexo já é bem prazeroso. [Desculpem o trocadilho (eu não aguento), mas dá pra perceber que o público sempre fica alvoroçado ao falar e ouvir sobre o tema, surgem muitas risadas e, já sabemos o que o riso significa, não?;)] Ah, e segundo que a Carmita Abdo é super fera na área.

Enfim, foi tudo tão interessante que nem sei o que relatar aqui. Creio que, o que me chamou muito a atenção, foi que ela é uma pessoa humilde, divertida e carismática. Faz referências acadêmicas sem parecerem acadêmicas, de maneira que fica fácil entender. E, ainda por cima, ela “traduz” para uma linguagem de pessoas “normais”!

Ela falou sobre os processos de resposta sexual do homem e da mulher. E é lógico que o do homem é mais “simples” e da mulher tem algumas variações. Achei importante ela destacar que, se o problema estiver na ausência em ter resposta a estímulos, danou-se! [Pelo menos foi assim que eu entendi! A expressão correta seria: “Somente é disfunção se afetar o desejo responsivo e de excitação sexual.”]

Ela falou sobre as orientações sexuais e deu destaque para pessoas que não sentem desejo por nada e nem ninguém (os assexuados), muito comum hoje em dia! [Esse tema dá uma discussão de horas...!]

Algo bastante interessante é que ela trouxe a questão da intimidade como fator de diminuição do desejo espontâneo para a relação sexual! E a constatação foi baseada em pesquisa científica, viu! Os resultados saíram a partir da avaliação das respostas cerebrais, incluindo produção hormonal! [Será que entendi direito? Isso eu não sei, só sei que na prática a gente nota muito bem esse aspecto.]

Outra bola levantada por ela [muito de leve, mas como surgiu essa discussão em outro contexto, achei interessante ela falar sobre isso]: se as mulheres devem atingir o orgasmo em todas as relações sexuais ou a satisfação é diferente nas mulheres? [Ela não deu resposta, também não vou escrever o que penso, mas, nesse caso, acho que cada mulher tem sua opinião! O que vocês acham?]

Você sabia que a falta de paixão e de amor na vida podem causar alterações hormonais? Pois é!

Já ouviu as pessoas dizerem que transar de manhã é muito bom (ou você também acha)? Então, o homem tem um pico de produção de testosterona pela manhã (mais ou menos, umas 8h), ou seja, ele responderá super bem nesse horário. [A propósito, a testosterona é um hormônio dito masculino (que a mulher também tem) e ele é um dos responsáveis pela libido (desejo sexual). Se a dosagem de testosterona estiver baixa, provavelmente você não estará sentindo desejo sexual, entre outras coisas.]

Carmita indicou um livro [que ainda não li e nem comprei]: A química do amor (de Helen Fischer, Why we love no original). [Tenho uma lista gigante de artigos e livros pra ler! Como faz? Atualmente estou lendo 5 livros ao mesmo tempo! Escolho um deles dependendo do meu interesse do dia. Parece a minha lista do Netflix. (Olha o merchan aí! E eu nem ganhei pra isso!)]

Comentários

Postagens mais visitadas