SÉRIES QUE RECOMENDO NA PSICOTERAPIA


Conforme prometido no post anterior, vou dar algumas dicas de séries que às vezes indico para os meus pacientes e que eu e meus colegas da área de desenvolvimento humano costumamos discutir:

1. MERLÍ
É um professor de filosofia que tem um jeito fanfarrão de ser e fala verdades demais, às vezes até passando do ponto, o verdadeiro “sincericídio”. O legal é que, em cada episódio, a série trata de um filósofo ou algum teórico importante, como por exemplo, Freud e Platão. Por ser uma série catalã (região da Catalunha da Espanha), também acho bem legal entrar em contato com um idioma diferente (catalão e às vezes eles falam espanhol) e com uma cultura diferente. Vocês vão notar que os adolescentes catalães têm muitas coisas parecidas com os adolescentes brasileiros, mas também tem algumas diferenças decorrentes da cultura. Eu acho isso bem interessante.

2. RITA
Pelo mesmo motivo da diversidade cultural, essa série dinamarquesa traz modelos diferentes de educação e de relação. Também é uma professora que se envolve muito na educação de seus alunos, mas tem uma relação diferente com seus filhos e na sua forma de se relacionar com os homens e com as outras pessoas no seu entorno. A protagonista nos cativa com seu jeito de ser e também traz sentimentos ambivalentes em relação a ela.

3. 13 REASONS WHY
Essa indicação precisa de muito cuidado, já que os temas da série são fortes. Geralmente recomendo para profissionais da área e pessoas que trabalham e/ou se relacionam com adolescentes. Tem muitos temas dentro da série, além do tema principal (o suicídio) e que merecem atenção: abuso de substâncias, necessidade de ser o melhor dentro da escola, bullying, cyber bullying, estupro, lideranças “negativas”, relações familiares, posicionamento da escola, ética escolar etc.

4. BLACK MIRROR
Os episódios dessa série podem ser assistidos de maneira aleatória, pois não tem uma sequência. É uma ficção científica futurista, ou seja, trata de temas da tecnologia atual como se fosse no futuro. Parece que isso não existe, mas em um grau menor, fico pensando se já não estamos vivendo isso. Por exemplo, tem um episódio em que a filha pequena se perde da mãe e esta acaba instalando um chip na menina, no qual a mãe pode monitorar tudo o que a filha faz através do que aparece no tablet (localização, imagens em tempo real etc.). Será que já não fazemos esse monitoramento com nossos filhos? Ou, por exemplo, num outro episódio, a menina vive à mercê das avaliações que as outras pessoas fazem dos comportamentos dela e, quanto menos estrelinhas ela tem, menos as pessoas querem ser amigas dela. E isso, já não acontece? E por aí vai. Os episódios abordam de maneira exagerada o que já vivemos hoje. Vale para muitas reflexões do modo de vida que temos hoje.

5. WILD WILD COUNTRY
Essa é uma série-documentário sobre a comunidade construída pelo Rajneesh, conhecido atualmente como Osho. Nós assistimos e discutimos a série em um grupo de estudos, no qual estávamos lendo “Moisés e o monoteísmo” de Freud. O tema principal é o papel da religião na vida das pessoas e em como uma comunidade se relaciona através de crenças transmitidas por um líder que eles confiam. Recomendado para profissionais e para pessoas que se interessam pelo tema.

6. TRUQUES DA MENTE
Série-documentário sobre neurociência. Cada episódio fala de uma “capacidade” da nossa mente, como: atenção, memória, concentração etc. Eles aplicam alguns exercícios e jogos no público e na gente. Você vai se surpreender com alguns testes que eles fazem com a gente. Depois dá vontade de voltar pra ver o teste de novo. Gosto de indicar para alguns pacientes perceberem que tem coisas que são humanas. Geralmente são pacientes que se cobram muito e ficam buscando a perfeição!

Também indico séries, filmes, livros etc., dependendo da situação que a pessoa traz na sessão, mas daí são temas mais específicos mesmo.
Num próximo post vou dar dicas de alguns filmes e documentários que já recomendei em sessões.
Escreva aqui embaixo se você já assistiu a alguma destas séries e o que achou. Você recomenda mais alguma?

Comentários

Postagens mais visitadas