COMO LIDAR COM UMA SEPARAÇÃO


Tenho dito que estou quase uma especialista em separação! Não sei se por uma questão de “conhecimento” sobre o tema ou se porque os casais estão se separando mais mesmo.
Neste artigo darei algumas dicas que me ajudaram e ajudaram outras pessoas a se separarem de uma forma mais equilibrada!
A maior e mais importante delas, e que serve até para quem não está se separando, é: “COLOQUE-SE EM PRIMEIRO LUGAR! CUIDE DE VOCÊ!”
O que está por trás (pela frente e por todos os lados) disso é que você é uma pessoa inteira, ou seja, você não precisa de uma “metade” para te completar. Essa é uma crença ultrapassada!
Vale lembrar que não existe receita de bolo e essa não é a verdade absoluta, portanto, não venha me culpar caso você siga esses passos e não conseguir se sentir bem depois de uma separação.
Também vale falar que toda separação é dolorida e o que existem são formas de lidar melhor com esse luto!
Abaixo segue como os pacientes (ou amigos) chegam no consultório após uma separação e, em cada tópico, uma dica de como lidar com essa crença:
1) Acham que nunca mais serão felizes na vida
Existe uma crença de que a pessoa só foi feliz com a outra pessoa, como se esta última fosse a responsável pela felicidade! Primeiro que ninguém é inteiramente feliz na vida. Felicidade é um sentimento que aparece em situações que proporcionam felicidade, assim como a tristeza, a raiva, o medo etc. Se você acha que só pode ser feliz com o outro, então acho que você deve mesmo repensar a sua vida e se esforçar para fazer coisas pra você! E, também, ninguém quer estar com alguém que não sabe proporcionar a própria felicidade!
2) Vive como se a sua vida e a da outra pessoa fossem a mesma
Temos um termo na psicologia, que veio da biologia, a “simbiose”, um se associa a outro de forma que os dois se beneficiam, porém, no caso da psicologia, não existe benefício de fato (só a crença de que estão se beneficiando). Os dois se misturam e não sabem se distinguir como um indivíduo. Muitas vezes nem sabem mais do que gostam e o que querem independente do outro. O outro lado da moeda também não é saudável, quando cada um é individualista e não adere às coisas do outro ou do casal. Para uma relação saudável é muito importante cada um ter sua individualidade e também ter coisas de casal e família.
Na minha opinião, esse item é o mais importante de todos e é o que faz a pessoa se lembrar de quem ela é! Então, faça um resgate do que você fazia antes do relacionamento, perceba do que você realmente gostava de fazer quando estava no relacionamento, busque coisas novas, experimente! Tenho a certeza de que você vai gostar de se sentir você!
3) Acham que não vão conquistar mais nada sem o outro
Isso é um símbolo de uma relação tóxica de dependência e codependência. Muitas pessoas dependem não só financeiramente, como emocionalmente (não há distinção entre uma coisa e outra). E, vou te falar uma coisa: TODAS as pessoas, eu disse TODAS as pessoas que viviam uma relação assim e se separaram, sofreram muitíssimo no início, mas conseguiram tocar seus projetos em frente depois da separação!
4) Ficam meio sem referência social
O que eu posso dizer é: resgate sua família e seus amigos, caso você tenha se afastado deles! Faça novas amizades e construa novas relações!
5) Quem tem filhos fica com a fantasia de que o outro vai prejudicar a relação com eles
E realmente tem gente imatura que usa os filhos para se “vingar” do/a ex. Gente, na boa, essa é uma atitude muito infantil e que, hoje, tem até uma lei que protege o “vingado”. Isso se chama “alienação parental” e tem muitas consequências judiciais. Mas, quer saber? Nem deveria existir uma lei pra isso, já que os maiores prejudicados da história são os filhos. Nota ZERO pra quem faz isso! Vá se resolver e cuidar da sua vida, conforme as dicas acima e abaixo!
6) Quem tem filhos sente mais a falta deles do que do/a ex
Ah, isso com certeza! Quem sai de casa não tem mais aquela convivência diária na rotina. O grande problema nisso é misturar os sentimentos achando que sentem falta do/a ex-parceiro/a! Não tem muito o que fazer com isso a não ser apostar na qualidade da relação quando estiver com os pequenos! Lembrem-se: um pai e uma mãe nunca deixarão de ser um pai e uma mãe. Filhos são pra vida toda!
7) Ficam com receio de entrar em um novo relacionamento
Dependendo de como foi a relação e de como foi a separação, é importante mesmo se dar um tempo e se reconstruir. Mas, pense, se não vivemos também não crescemos e não nos desenvolvemos. Nenhum relacionamento é perfeito e, como somos todos diferentes um do outro, sempre haverá algum conflito na relação. Apenas vá prestando atenção se essas diferenças são adaptáveis ou não à sua vida. Viva! Relacione-se!
-----------------
Se lembrarem de mais alguma coisa, postem aqui pra mim! Às vezes a memória falha!

Comentários

Postagens mais visitadas