ASSÉDIO NA ACADEMIA


Comecei a escrever este texto no dia 15/03 e dei aquela procrastinada para continuar. Mas, com esse tema do “assédio” aparecendo na mídia (destaco, na mídia, já que nós, mulheres, passamos por isso muuuuito antes de ser veiculado publicamente).

Foi necessário um ator famoso de meia idade assediar uma mulher que o denunciou para este assunto ser abordado mais uma vez! Não é só com caras famosos ou com hierarquias acima que isso acontece, está em TODOS OS LUGARES!

Não gosto do Programa Pânico, mas o vídeo deles ilustrou bem o que passamos. Mesmo com o “NÃO” dito com TODAS as letras, alguns deles CONTINUAM! (https://www.youtube.com/watch?v=XzpA57pNSFk)

Abaixo segue o texto que eu tinha começado a escrever sobre assédio na academia!

___________________________________________________

Após passar por várias situações constrangedoras de academia e baseando-me em um texto escrito pelo Orion (http://orionhunt.blogspot.com.br/2014/03/academia.html), meu amigo que frequentou a mesma academia (e que respeita as mulheres), resolvi escrever a versão feminina sobre o “assédio” com as mulheres na academia. Além disso, quero “pontuar” algumas regras sociais que pairam no ar neste mesmo ambiente. Tenho certeza que Orion vai concordar comigo em relação às regras.

Vou aproveitar para expor algumas estratégias utilizadas pelos homens na escolha de sua “presa” nas academias (sim, é uma “caça”). Algumas pessoas já devem saber, outras ficarão sabendo!

Sim, estou brava com essa situação desagradável, que é ser assediada! Aliás, nem preciso ser abordada, apenas uma “secada” já é desconfortável e invasivo o bastante! E não adianta disfarçar. Nós percebemos!

Bom, primeiramente, vamos as regras sociais “pressupostas” das academias:

1) A maioria das pessoas vai lá para treinar mesmo e não para caçar homem/mulher.
2) Se você vê uma pessoa fazendo qualquer tipo de exercício, especialmente os aeróbicos (esteira, bicicleta, transport), e ela estiver pingando de suor, respirando intensamente, com a cara vermelha e concentrada, por favor, não atrapalhe. Essa pessoa realmente quer treinar.
3) Quem usa fone de ouvido, em geral, não quer conversar. Esse é um CÓDIGO SOCIAL. Além disso, essa pessoa deve estar curtindo bastante sua própria música.
4) Nem toda pessoa que vai para academia é solteira e disponível, apesar de chegar sozinha lá! Tipo, existe um mundo extra-academia!
5) Dar “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite” de maneira simpática NÃO é dar mole!
6) Quando uma mulher está fazendo exercícios de quatro apoios ou em alguma posição mais “desconfortável”, por favor, não fique olhando (direta ou indiretamente). É invasivo sim!
7) Não comece conversas com conotação de assédio, ainda que seja de forma indireta! Nós também percebemos e também é invasivo. Ah, e não encoste! (Não somos touch screen).

Agora já esqueci outras regras em relação à assédio e tals, mas, aproveitando, vou falar algumas coisas que me incomodam também:

• Use desodorante para treinar! Ninguém merece o mau cheiro alheio!
• Não use perfume para treinar (especialmente os doces, écati)! Incomoda os outros!

Pronto, falei!

E quanto às estratégias dos caras:

• “A melhor do ambiente”: os caras dão uma geral para ver quem está lá e “selecionam” a melhor do ambiente.
• “Previsão de futuro”: os caras antecipam para onde vamos e eles chegam antes para não parecer que estão stalkeando (ou seja, seguindo).
• “Olhar para o horizonte”: o cara finge que está olhando para o horizonte, mas, na verdade, ele está secando a mulher.
• “Visão periférica”: idem, só que eles meio que olham pela lateral, mas focando pra frente.
• “Assuntos aleatórios sem sentido”: eles começam assuntos sem nexo para puxar papo ou puxam papo com outros caras no mesmo ambiente para fingir que estão conversando e que não estão dando bola pra mulher que está malhando lá.
• “Fingir que estão no celular”: quando, na verdade, eles estão tirando sua foto na posição “desconfortável”.

Acho que essas são as que eu mais lembro no momento!

Claro que nem todos os caras fazem isso! Claro que às vezes "um charuto é só um charuto", como diria Freud, o pai da psicanálise! Claro que muitos caras respeitam as mulheres! Claro que gostamos de ser desejada (dentro de um contexto). E não é pra ninguém ficar paranoicx!

Ah, já ouvi gente falar que, mulher que não gosta de assédio já sofreu abuso sexual. Então, assédio também é abuso! Mas, em relação ao abuso sexual, como estupro ou bulinação contra a vontade, isso é um mito! Não gostamos do assédio pelo simples fato de ser invasivo e desrespeitoso!

Vai por mim, se a gente tiver interesse em alguém, ficará beeeeemmmm claro! Certo, mulherada? 😉

Enfim, se você gosta de assédio, tudo bem, mas se você não gosta, compartilhe com as pessoas, especialmente os homens do seu círculo social para que eles saibam que isso é muito desconfortável e desrespeitoso!

Mais duas coisas: 1) Usar roupa justa e decotada não é "estar pedindo"! Aliás, na academia as roupas são todas assim, mas vale para outros ambientes. 2) Esses comentários servem para todos os gêneros e orientação sexual. Só usei "homem" e "mulher" (e variações) por conta do clichê de nossa sociedade!

E, deixe abaixo o seu comentário!!!

Comentários

  1. Maa, não frequento academia já faz um tempo por tudo isso que escreveu acima RS meu amigo personal monta um treino e faço em casa, infelizmente não tive saco pra continuar, também não gosto do programa pânico mas até compartilhei um vídeo deles sobre uma sátira à respeito, duro, acho que precisamos de mais assuntos como esses sendo acrescentados em grade curriculares​ é uma questão de educação 😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que precisamos falar mais sobre o assunto, Bárbara! Infelizmente a nossa sociedade banaliza a posição da mulher, seja na parte sexual e, pasmém, na profissional. Ainda vivemos em uma era arcaica! Que tal um vídeo sobre esse assunto no seu canal? ;)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas