Qual a diferença entre psicólogo(a) e psicoterapeuta

O(a) psicólogo(a) é alguém graduado em psicologia, que pode atuar em diversas áreas: socioeducacional, organizacional, hospitalar e clínica.
Na área socioeducacional, este profissional pode ministrar aulas e atuar como educador de grupos em instituições, como: escolas, faculdades e ONG´s.
Na área organizacional, geralmente, os psicólogos atuam na área de Recursos Humanos (recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, coaching...). Atualmente, há profissionais atuando na parte de qualidade de vida e responsabilidade social, que estão ligados com a atuação socioeducacional. Pode-se atuar em empresas, agências de empregos, consultorias ou como profissional autônomo.
Na área hospitalar, o profissional atua dentro de hospitais auxiliando os médicos nas diversas alas nessas instituições, tais como: psiquiatria, neurologia, cardiologia, etc.
Na área clínica é onde o psicoterapeuta pode atuar. É o que as pessoas conhecem como psicoterapia ou análise. A atuação pode ser em clínicas, consultórios particulares e, até mesmo, em ONG´s e outras instituições.
O psicoterapeuta precisa ser formado em psicologia ou na área médica, em geral, em psiquiatria.
É muito importante que os profissionais que escolhem determinada área para trabalhar busquem uma especialização.
Os psicoterapeutas podem escolher as diversas abordagens, tais como: psicodrama, psicanálise, psicologia analítica (Jung), gestalt, fenomenologia, comportamental, entre outras. Cada abordagem oferece um curso de formação, que pode levar de 2 a 5-6 anos de formação.
Também é muito importante que os profissionais da área de psicologia, em especial os psicoterapeutas, passem pelo processo de psicoterapia e façam supervisão clínica. Esta última é um espaço de discussão de casos clínicos, no qual um profissional mais experiente e qualificado para tal coordena a supervisão.
Quaisquer dúvidas, perguntem!

Comentários

  1. tenho muito interesse no curso de psicologia. mas a algum tempo fiz o 1º semestre de pedagogia empresarial hoje com o nome de educador organizacional. afinal parece quase a mesma coisa ou é impressão minha? quais são as diferenças? att juliana

    ResponderExcluir
  2. será que tenho chances de conseguir fazer uma facul em psicologia? pois ja estou com 26 anos e tenho filho. parece tudo tao dificil e distante. pelo tempo de estudo tenho chances de estar no mercado de trabalho logo apos formada ? preciso tirar essas duvidas... agradeço a atenção
    juliana

    ResponderExcluir
  3. Sinto que esse tema é importante para os recém formados e para aqueles que já tem uma jornada estabelecida.
    Os desafios aparecem em qualquer momento da nossa profissão.
    Se aproximar de pessoas , apresentar seu trabalho, experimentar , testar ...
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. estou fazendo um trabalho na faculdade e gostaria de te mandar um entrevista semi-aberta para vc responder. É possível ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas